Cumprindo uma função de catálogo gastronômico, o TasteAtlas é um site que coleta informações disponibilizadas por usuários de diferentes partes do mundo sobre restaurantes, alimentos, pratos típicos e outros aspectos que pertencem a esse universo para elaborar rankings setorizados.
 
Um dos rankings aborda os pratos típicos da América do Sul, e o grande líder da lista é o ceviche peruano, seguido do icônico churrasco brasileiro, com 4,4 estrelas. Veja a lista completa aqui.

O que é ceviche?

Ceviche é um prato à base de peixe cru que, ao contrário do que muitos pensam, nasceu no Peru, e não em algum país asiático. A receita pode ser feita com diferentes tipos de pescado – como linguado ou corvina, por exemplo -, e leva pimenta, cebola e suco de limão, entre outros ingredientes.

Peixe ideal para ceviche

Esse prato não exige cocção pois os ácidos liberados pelos ingredientes cítricos cumprem a função de desnaturação das proteínas, alterando a textura e a coloração. Por outro lado, a atenção fica com o tipo de peixe a ser utilizado e na forma de preparo. Além dos já citados, que possuem carne firme, também é possível fazer ceviche com peixes mais gordurosos, como carapá, buri ou atum, sem deixar de mencionar polvos, crustáceos, moluscos e outros frutos do mar, que também podem compor a receita.

Preparando em casa

O prato é fácil de ser reproduzido e exige pouco tempo de preparo. O Paladar tem três sugestões diferentes de receita de ceviche, com tilápia, com atum e com chips de batata doce, e você pode conferir todas através da matéria ‘Dia do Ceviche: aprenda tudo sobre como fazer esse prato delicioso à base de peixe’, por Giulia Howard.

 

Imagem: Mateus Andre/Freepik